terça-feira, 10 de maio de 2011

Os malefícios do petróleo



Pois é meus amigos, até quem não é muito antenado em ecologia ficou preocupado com essa história do petróleo na golfo no México, especialistas supõe que desde o dia 20 de abril, quando ouve a explosão da plataforma da British Petroleum (BP) -Que já é famosa por causar desastres ambientais nos EUA- já foram jogados no mar entre 71 e 147 milhões de litros de petróleo, mas vocês podem ficar “tranquilos” meus caros que este não é o pior acidente da história envolvendo petróleo, em 1991 as forças do Iraque derramaram 136 milhões de litros de petróleo ao deixar o kwait ou o famoso caso do Ixtoc I, que explodiu na baía de Campeche, no México, em 1979, e espalhou por volta de 500 milhões de litros de petróleo, aqui no Brasil em Janeiro de 2000 um caso “não” tão grave, a Petrobras derramou cerca de 800 toneladas de petróleo na Baia de Guanabara, semana passada um navio que carregava 2.000 toneladas de petróleo virou na Índia depois de bater em um navio cargueiro e derramou todo esse petróleo no mar. São muitos, inúmeros os desastres provocados pelo petróleo...
O petróleo é um componente encontrado na natureza que tem uma infinidade de utilidades, quase tudo que utilizamos tem algum componente do petróleo, ele é utilizado em remédios, combustíveis, solventes, gazes e alguns produtos como o plástico por exemplo e até os asfaltos da nossa cidade são derivados do petróleo. Utilidades ele têm, agora vamos analisar como toda fineza, até que ponto essa utilidade pode se tornar desastrosa? Ocorridos como os que citei acima já são até comuns de serem comentados – derramamento de petróleo – mas também não podemos nos esquecer nos malefícios causados pelos derivados do petróleo, a poluição do ar por meio dos combustíveis, de rios por meio de produtos químicos que são jogados neles, a aglomeração de lixo pelo mundo à fora cheios de plástico que demoram séculos para se decompor na natureza, as guerras que são feitas com o intuito de demarcar determinada área para se roubar petróleo dali – sim eu me refiro a guerra do Iraque, mas não só ela – e outras coisas mais que ocorrem longe da nossa visão. Não são só os mares que tem ficado pretos com o petróleo a situação do nosso planeta também (sem nenhum racismo nesta afirmação, o comparativo de cor é com relação ao tema do texto e não a pigmentação de pele de nenhum indivíduo, até porque este não é o tema em questão).

Quando ouço falar neste tipo de coisa me sobe uma puta indignação, e o pior me sinto impotente diante disso tudo. No meu último post falei do cigarro, e pode parecer contraditório mas agora irei defende-lo, a mídia todos os anos lança uma porção de pesquisas falando sobre o número de mortes causados pelo cigarro, mas nunca ouvi falar em uma pesquisa apurada falando sobre o número de mortes causadas pelo petróleo, que tenho certeza, mata muito mais que o cigarro, e tem uma forte tendência de levar nossa raça a extinção, o aquecimento global que o diga. Este óleo saído do fundo da terra (seria do inferno? Rsrs) a muitos anos incita a ambição de uma porção de capitalistas e esta ambição tem causado todos estes desastres. Tem muito dinheiro envolvido no meio (pra varia? Rsrs) e por baixo disso tudo a nossa qualidade de vida e Mamãe natureza que só tem se prejudicado.

Mas infelizmente quanto mais escrevo mais cresce em mim a impressão que nada pode ser feito daqui de baixo, mas não custa nada tentar, por enquanto de nossa parte um único meio... RECICLAR!!! é meus caros, vamos economizar os plásticos, tentar recicla-los, procurar utilizar utensílios de outros materiais que poderão ser reutilizados (evite os descartáveis), procure jogar o lixo no lixo, quando fizer festinhas em casa, separe os materiais prejudiciais e oque for possível leve para o ferro velho mais próximo, dá até para faturar uns centavos... Não me venha dizer que não vale a pena porque é pouco que lhe mando tomar naquele lugar, é muito, muito mesmo diante do desastre que você vai evitar, e faturar uns centavinhos com isso é mais ainda... Procure usar produtos biodegradáveis, quando for no mercado leve sua bolsa ou carrinho de compras, plante uma árvore, ame a natureza, ame-se e este mundo se tornará, mesmo que bem devagarinho um pouco mais saudável... Sei que isso é muito pouco ainda, mas já é algo, e alguém tem que começar então vamos nós... Algumas pessoas já inventaram coisas pra tentar mudar isso (é o caso do carro movido a ar, e um outro movido a água) mas foram barradas pelas indústrias de petróleo que ficaram com medo daqueles carros não prejudicassem tanto a natureza e acabasse os levando a falência... Mas vamos lá, vamos fazer nossa parte e quem sabe no futuro um mundo mais saudável, com mares e ares mais limpos não esteja a nossa espera e de nossos netos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário