sexta-feira, 8 de julho de 2011

ONDA DE FRIO NO BRASIL


O sul do Brasil é porta de entrada de todas as ondas polares que trazem frio para o país. É a região mais fria do Brasil. Mesmo assim, poucas vezes se observou na região uma sequência tão longa de dias consecutivos com temperaturas abaixo de zero, e em tantas localidades, como está ocorrendo este ano. Esta quinta-feira (07) foi o sétimo dia consecutivo com registro de temperaturas negativas no Rio Grande do Sul.

A madrugada e o amanhecer de sexta-feira, 8 de julho, ainda será congelante na região sul do Brasil e muitas áreas dos três estados vão repetir o cenário dos últimos dias: frio abaixo de zero e muito gelo espalhado pelos campos, gramados das cidades, sobre os carros e telhados.

O forte centro polar que ficou parado desde o domingo passado sobre o norte da Argentina vai passar sobre o sul do Brasil durante esta sexta-feira e no sábado alcança o oceano, na altura do litoral de São Paulo. Só então o frio começa a diminuir no sul do Brasil. A noite do sábado já não será tão gélida como vem sendo desde o fim da semana passada.

No domingo, a elevação da temperatura será muito rápida no sul do país. Comparando ao que tem sido nestes últimos dias, daria até para dizer que vai fazer "calor" no sul no domingo. Para Porto Alegre, por exemplo, a temperatura na madrugada do domingo deve subir para valores em torno dos 10ºC. Do dia 27 de junho até 7 de julho de 2011, a temperatura mínima na capital gaúcha ficou acima dos 6ºC apenas nos dias 1 e 2 de julho.

YASMIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário